terça-feira, 28 de agosto de 2012

Alfafa Peletizada

O interesse despertado pela alfafa peletizada,forma moderna de comercialização da alfafa,está relacionada com as exigências dos animais,dos quais se deseja sempre uma melhor produção.Suas características nutritivas situam a alfafa peletizada em uma posição intermediária entre as forragens comuns e os alimentos concentrados,ainda que seja nítidamente superior a esses últimos pelo seu conteúdo de carotenos e xantofilas, bem como componentes vitamínicos e minerais.Constitui, então, alimento insubstituível para a integração de concentrados.

BOVINOS

A alfafa peletizada anula ou reduz as necessidades de suplemento protéico e melhora a qualidade do feno ou das rações de escassa proteína.Ao mesmo tempo é ideal para balancear rações de grãos moídos.Adicionada ao alimento determina um aporte de fatores de crescimento capazes de estimular o ganho ponderal e aumentar a utilização do alimento(biodigestibilidade).É impotante para melhorar a utilizaçào das forragens pobres destinadas ao gado de corte e influi favorávelmente na produção do leite e no pese corporal do gado leiteiro.

EQÜINOS

A alfafa peletizada substitui com vantagens os fenos de gramíneas,já que tem 33% mais de valor alimentício.Como o material fibroso integra 40-50% das rações de cavalos a troca parcial do feno por alfafa peletizada resulta muito adequada para melhorar a qualidade da alimentação.A suplementação de 0,5% do peso vivo é uma excelente dose.

SUÍNOS

A alfaf peletizada de boa qualidade contém um ou mais fatores claramente necessários para a reprodução e lactação.A ração que um animal recebe durante o crescimento,exerce uma influencia decisiva sobre a capacidade do animal para gestar,reproduzir e amamentar muitos meses depois.

OVINOS –CAPRINOS

A alfafa peletizada pode ser administrada perfeitamente à ovinos e caprinos,tanto como complemento como alimento principal e é um alimento fibroso que cumpre com perfeição o processo de nutrição destes animais.Os criadores da Argentina sustentam que a alfafa peletizada é o melhor alimento para ovinos e caprinos,confirmando os trabalhos sobre alimentação de outros países,com excelentes resultados em seus lotes.

AVES

Sob o ponto de vista atual, a pigmentação das aves de corte e da gema de ovos de consumo, constituem fatores importantes para os avicultores.À título de orientação o emprego de 4-8% de alfafa peletizada nas rações de aves de corte e poedeiras é suficiente para aumentar a pigmentção da carne e da gema dos ovos.

COELHOS-CHINCHILAS

A alfafa peletizada é o melhor suplemento protéico-fibroso para coelhos e chinchilas e supera os outros fenos em qualidade e praticidade de apresentação e consumo.É uma leguminosa de excelente qualidade que pode contituir o único alimento de machos que não estão em serviço,fêmeas não grávidas e animais jovens em crescimento para reposição.
Fonte: www.alf.ind.br
Alfafa
A alfafa (Medicago sativa) é uma leguminosa perene (renovada constantemente pela natureza), pertencente à família Fabaceae e subfamília Faboideae. Originalmente encontrada na Ásia Menor e no Cáucaso. Apresentando uma grande variedade de ecotipos (sub tipos adaptados ao clima da região). Em Portugal é também chamada de Luzerna.
Foi a primeira espécie forrageira a ser domesticada, devido a sua boa adaptabilidade aos mais diferentes tipos de clima e solo fez com que se tornasse conhecida e cultivada em quase todas as regiões agrícolas do mundo e é considerada a "rainha das forrageiras" pelos norte-americanos, devido ao seu elevado valor nutritivo e por produzir forragem tenra e de boa palatabilidade (os animais a absorvem com certa facilidade) aos animais. Tendo cerca de duas a quatro vezes mais proteína bruta do que o trevo-branco (Trifolium repens) e a silagem de milho (Zea mays), alem de ser mais barata.
É usada como alimento humano, seu brotos, devido ao seu alto teor proteínico e por ser um alimento de baixa caloria e de agradável sabor. Pode ser usada na forma de saladas ou sopas.

Teor nutritivo

Por ser muito nutritiva e apresentar importantes qualidades como forrageira, possuir em sua composição básica os seguintes valores por produto;( valores básicos em percentual relativo)
proteína bruta = 22 a 25%
cálcio = 1,6%
fósforo = 0,26%
NDT = 60%
Esses níveis são muito superiores aos de outras fontes de alimentos habitualmente utilizados na pecuária. Alem desta usa-se o milho (Zea mays), a cana-de-açúcar (Saccharum sp.) o capim-elefante (Pennisetum purpureum).
E sua alta degrabilidade proteínica, aumentando a produção do gado leiteiro, ou seja de fácil digestão para os animais é usado em grande escala mundialmente como forragem animal e alimento.

Produção mundial

É produzida em todo o planeta, cobrindo uma área estimada de 32 milhões de hectares(ha) de área plantada, nos locais de clima tropical,assim distribuida :

Hemisfério Norte:

Estados Unidos com 10.500.000 ha é o maior produtor mundial.
Rússia - Com 3.300.000 ha, incluindo aí os países da ex União Soviética.
Canadá com 2.500.000 ha.
Itália}}, com 1.300.000 ha.
Hemisfério Sul:
Argentina- Com 7.500.000 ha - Maior produtor do Hemisfério Sul e o segundo do mundo.
África do Sul - Com 300.000 ha.
Peru - com 120.000 ha.
Normalmente, a alfafa é vendida por quilo, mas é possível encontrá-la em sacos de quarenta ou cinqüenta quilogramas.

Produção no Brasil

Alfafa
Ilustração do livro Flora von Deutschland, Österreich und der Schweiz (1885) de Otto Wilhelm ThoméFoi introduzida no Rio Grande do Sul, a partir do Uruguai e da Argentina, cobrindo uma área de 26.000 ha na Argentina.
Seu baixo plantio no Brasil ocorre em grande parte pela falta de conhecimento e exigências peculiares, pelos produtores.
Apesar de ser uma das forrageiras mais difundidas em países de clima temperado, recentemente a alfafa começou a ser cultivada com sucesso em ambientes tropicais.
No Brasil, até 1968, o Estado do Rio Grande do Sul respondia por mais de 70% da área cultivada com alfafa . Mais fato as condições climáticas local serem favoráveis ao cultivo na época.
Outras regiões como a Sudeste e Centro-Oeste, são grandes plantadores, podemos destacar Mato Grosso do Sul, na região de Campo Grande, Tocantins e sul de Goiás, se levarmos em conta ainda que o país prefere exportar do que a plantar.

Uso humano

Por ser rica em proteínas é um bom fortificante, contra o raquitismo. Contém várias vitaminas entre elas as vitaminas A1, B2 e C, além de minerais como potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
É eficaz no tratamento de anemias, ausência de ferro, auxilia a circulação sangüínea protegendo-a de hemorragias. O seu chá tomado em jejum recalcifica os ossos e combate o raquitismo, calmante, combate o excesso de uréia, é recomendada na alimentação como salada, para combater escorbuto, falta de apetite, má digestão, úlceras nervosas, cistite, reumatismo e artrite.
Há várias formas de usá-la na alimentação como salada com tempero ou não, chá, sempre deve ser feito da folha seca. Secar na sombra, senão murcha e perde qualidade terapeuticas. Tomar um copo de chá durante 4 dias por semana. Intercalar e repetir a dose outras vezes, normalmente antes do almoço ou refeições.
Fonte: pt.wikipedia.or

Nenhum comentário: